Quando é melhor apostar em um apartamento

Fábio Baldissera e Felipe Tremarin
Jornal NH
15/03/2018

Adquirir a casa própria é o sonho de nove entre dez brasileiros. Representa segurança e materializa muitas vezes o sonho e o trabalho de uma vida toda. Mas, também significa um impacto financeiro, na maioria das vezes, de longo prazo. Especialistas em Direito Imobiliário e sócios do Souto Souza Correa Cesa Lummertz & Amaral Advogados, em Porto Alegre, Fábio Baldissera e Felipe Tremarin lembram que além de verificar a viabilidade financeira, pois em caso de financiamento a aquisição de um imóvel não deve comprometer mais de 30% da renda familiar, é preciso ter muito claro as prioridades, preferências e características do imóvel que se procura. “Essa escolha fica ainda mais difícil quando o adquirente vai ao mercado imobiliário e se depara com as várias opções de imóveis à venda, sejam eles na planta, novos ou usados”, observa Baldissera. E quando apostar em um apartamento é a melhor escolha a ser feita? “Vários são os fatores que justificam. Entre eles, o aspecto fundamental da segurança, seguido do próprio atual estilo de vida das famílias, que buscam conciliar infraestrutura de lazer e de serviços. Por exemplo, academia, piscina, playground, quadras poliesportivas, no próprio local de moradia”, ilustra Tremarin, argumentando que essa infraestrutura, quando incluída no condomínio, leva a um menor custo pelo rateamento das despesas de áreas comuns entre os condôminos, ao contrário das casas independentes, nas quais o proprietário arca sozinho com os custos. Tratando-se de imóvel para investimento, também há uma tendência de escolher apartamentos. “Porque a liquidez, via de regra, costuma ser maior com relação às casas independentes, talvez pelos fatores acima elencados. Ademais, a opção pela aquisição de um imóvel na planta ou em construção pode resultar uma futura valorização, quando o investidor opte por negociar o imóvel junto a terceiros”, comenta Baldissera.

As vantagens de comprar um apartamento:

– Segurança;
– Infraestrutura de lazer e serviços, como academia, piscina, playground e quadras poliesportivas no próprio local de moradia;
– Infraestrutura, quando inclusa no do condomínio, representa menos despesas;
– Quando o imóvel é para investimento há maior liquidez em relação as casas. Na planta ou em construção, representa maior valorização na hora de negociar.

Sou assinante
Sou assinante