EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Joel Gallo possui larga experiência em contencioso trabalhista estratégico como ações civis públicas, coletivas e regressivas, além de casos envolvendo representação comercial, responsabilidade civil, terceirização, diretores estatutários e remuneração variável de altos executivos. Participa ativamente da condução de procedimentos administrativos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho, especialmente na negociação de termos de ajustamento de conduta. Na área consultiva, assessora empresas nacionais e multinacionais em questões trabalhistas e previdenciárias, incluindo elaboração e revisão de códigos de conduta, políticas e regulamentos internos, bem como na condução de negociações coletivas para implementação de programas de participação nos lucros, turnos de revezamento, entre outros. Dentre seus clientes estão as maiores companhias dos segmentos de tecnologia, papel e celulose e entretenimento.

formação
• Mestre em Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado (PUCRS, 2010).
• Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (PUCRS, 2007).
• Bacharel em Direito (PUCRS, 2005).

reconhecimento
• Reconhecido como advogado de destaque na área trabalhista em publicações jurídicas internacionais como Legal 500, Latin Lawyer 250 e Guia Análise Advocacia.

publicações
• Coautor do livro “Direito e Processo do Trabalho” (Arana Editora, 2013), no qual publicou artigo sobre o Processo do Trabalho no Estado Constitucional: a necessidade de integração, complementação e cooperação das normas processuais vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
• O Jovem Aprendiz e o Meio Ambiente do Trabalho – Os Desafios no Cumprimento da Cota Legal, publicado na Revista de Processo do Trabalho e Sindicalismo, v. 3, 2012.
• O Processo do Trabalho na Argentina, publicado na Revista de Processo do Trabalho e Sindicalismo, v. 2, 2011.
• Uma análise crítica do Sistema Sindical Brasileiro, publicado na Revista de Processo do Trabalho e Sindicalismo, v. 1, p. 109-121, 2010.
• A substituição processual sindical e o limite material da demanda, publicado pela Juris Plenum, v. 16, p. CD-Rom, 2008.

atividades adicionais
• Diretor da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do Rio Grande do Sul – SATERGS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícia
14/07/2020 - Governo autoriza recontratar funcionários demitidos com salário menor – EXAME
Notícia
08/05/2020 - STF decide que Covid-19 pode ser considerada doença ocupacional; entenda as consequências
Notícia
06/04/2020 - Nova MP representa avanço no combate aos efeitos econômicos do novo coronavírus