Renata Andrade Vilarinho Ambiental e Sustentabilidade
renata.vilarinho@soutocorrea.com
Idiomas : Inglês |VCARD
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Renata Vilarinho atuou no corporativo de empresa mineradora multinacional, participando da consolidação de políticas internas de sustentabilidade e sendo responsável pela definição de estratégia e condução de processos administrativos e judiciais em território nacional, relacionados à passivos ambientais, contaminação, legislação florestal, resíduos sólidos, recursos hídricos, comunidades tradicionais, dentre outros. Atuou ainda em empresa de consultoria técnica ambiental e em escritório de advocacia de grande porte, prestando serviços a empresas brasileiras e estrangeiras, em setores da indústria química, de fertilizantes, mineração, energia e infraestrutura. Renata também representou a iniciativa privada em conselhos e câmaras técnicas envolvendo a temática socioambiental. Renata possui sólida experiência na assessoria legal de empresas em processos de licenciamento ambiental, envolvendo a elaboração e revisão de estudos diversos, obtenção de licenças e solução de questões controversas, bem como na negociação de compensações ambientais e termos de compromisso com Ministérios Públicos e órgãos do Poder Público.

publicações

• Artigo: Cadastro Ambiental Rural traz a tão esperada simplificação. – Maio de 2014. Publicado nos sites Conjur, IGDT e Brasil Econômico.

formação

• Pós-Graduação em Direito Ambiental – PUC/RJ – ago/2010.
• Graduação em Direito – IBMEC/RJ – dez/2007.

atividades adicionais

• Representou empresas no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERH-RJ) e em comitês de bacia hidrográfica.
• Foi membro da Comissão Técnica Jurídica (COMTAJUR) do CIESP das indústrias de Cubatão/SP.
• É Conselheira Titular do Parque do Povo, localizado no bairro do Itaim Bibi, São Paulo/SP.