Goethe, Freud e empresas familiares

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O planejamento da sucessão em em­presas familiares suscita dilemas varia­dos, que muitas vezes extrapolam os limites jurídicos. As variantes, não raro, invadem o campo da emocionalidade, de característica substancialmente sub­jetiva. A solução exige diálogo entre as disciplinas, por questão de habilidade e competência.

Aliás, o tema acompanha a nossa rotina, pois quem per­corre as ruas de Porto Alegre encontra nas redondezas do bairro Moinhos de Vento a frase de Johann Goethe que diz: “Aquilo que herdaste de teus pais, conquista-o para fazê-lo teu”. Verdade seja dita, o processo sucessório não se desenvolve somente em conjecturas lançadas em folhas de papel.

A linha de raciocínio não desconsidera a importância da governança corporativa. Muito pelo contrário: o pla­nejamento deve ser composto de ações orquestradas, todas envidando esforços para a longevidade da companhia, adotando estratégias para evitar dissabores. Além disso, afora a preocupação com os pilares da inovação e agilidade, as empresas familiares devem atentar para a estra­tégia de pessoas.

Não é à toa que os números revelam um cenário pessimista, porquanto in­dicam um percentual reduzido de em­presas familiares que chegam à terceira geração. As causas são diversas, mas não insuperáveis. De todo modo, é forçoso reconhecer que não se pode agasalhar a repetição dos mesmos desacertos, con­figurando um fenômeno de representa­ção crônica transgeracional. Em Totem e Tabu, por exemplo, Sigmund Freud relata as dificuldades do indivíduo na elaboração do senso de apropriação dos seus desejos, alertando sutilezas envol­vidas na temática sucessória.

As empresas familiares, além de for­matar soluções jurídicas, devem lançar luzes sobre as vocações e desejos pes­soais, de modo a prestigiar o fomento de uma cultura capaz de combinar cresci­mento exponencial e valores próprios. Enfim, é de rigor ter em mente a neces­sidade de promover a conexão das gera­ções, identificando mazelas e mitigando os riscos de eventuais percalços.

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