Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, em 1972, foi realizada a primeira conferência da ONU que analisou os impactos humanos sobre o meio ambiente, em Estocolmo. Após 50 anos, a conferência volta à capital sueca com o tema “Uma só Terra”, destacando a necessidade de se viver de forma sustentável, em equilíbrio com a natureza e promovendo políticas públicas menos poluentes.

A maior conscientização ambiental exige que os setores público e privado promovam iniciativas cada vez mais sustentáveis aplicadas aos seus campos de atuação. Um dos resultados de tal pressão é o aumento da litigância climática, utilizada pela sociedade civil para buscar avanços na regulação de aspectos relacionados ao clima e a responsabilização de tomadores de decisão por meio de ações judiciais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/junho), nossa área de Direito Ambiental fez um levantamento especial sobre a Pauta Verde que tramita nos tribunais superiores brasileiros. Para acessar, clique aqui.

Sou assinante
Sou assinante