A 4ª edição do Ciclo de Palestras Brasil – Coreia reúne empreendedores e profissionais engajados na relação Brasil-Coreia

Giácomo Paro
Jornal Bom Dia News
15/05/2019

No último dia 24 de abril, foi realizada a 4ª edição do Ciclo de Palestras Brasil – Coreia no Auditório do BTG Pactual, em São Paulo. O evento reuniu especialistas, professores, empresários e advogados para debater o tema “Cidade”.

A fundadora do Ciclo de Palestras Brasil – Coreia, advogada Su Jung Ko, fez a abertura do ciclo explicando como este projeto surgiu e qual é sua importância para fortalecer a relação de negócios, o intercâmbio cultural e o consequente aprendizado mútuo entre Brasil e Coreia. A advogada Su agradeceu a todos os que apoiaram o projeto, começando pelos embaixadores do Ciclo, patrocinadores, apoiadores, parceiros e todos os participantes que têm contribuído desde a fundação, em 2016, ano de crise político-econômica do Brasil.

Em seguida, Adriane Nakagawa Baptista, representando um dos patrocinadores, o Escritório Nakagawa Baptista & Baptista, no qual é sócia do Prof. Luiz Olavo Baptista desde 2015, falou sobre os desafios de reinventar a prática acadêmica e advocatícia e parabenizou a iniciativa do Ciclo de Palestras Brasil e Coreia, o qual busca incentivar o empreendedorismo.

O Ciclo de Palestras contou com 5 palestrantes.

A primeira apresentação foi do Prof. Fabio Florence, mestre em filosofia política e educador em história, que abordou a questão do “Empreendedor e a Cidade”, oferecendo ao público uma visão da sociologia sobre o que é empreender. Em seguida, Giácomo Paro, Sócio do Souto Correa & Cesa Lummertz & Amaral Advogados, apresentou os aspectos tributários do Tratado de não-bitributação Brasil – Coreia destacando os aspectos que possam auxiliar os empreendedores engajados em fazer negócios com a Coreia. Dando continuidade, Pedro Schaffa, Sócio fundador da SBAC Advogados e Professor convidado do Insper, apresentou o tema “Empreender de forma segura”, identifcando erros comuns de investidores e de empreendedores de startups. Após um intervalo voltado ao networking entre os participantes, o Ciclo continuou. Fábio Cardo, Economista e Sócio da 24×7 Comunicação, apresentou o caso do e-commerce na China e o enorme impacto que o comércio digital teve no mercado chinês e como isso pode ser uma referência para os empreendedores Brasil-Coreia. Por fim, Cátia Stoyan, sócia fundadora da SS Solar apresentou informações relevantes do mercado de energia solar, especialmente o de geração distribuída, e dissertou sobre o “Uso inteligente da energia solar” compartilhando também a experiência de ter sido a criadora da SS Solar.

Ao final do Ciclo, houve uma pequena sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes, pedindo que se aprofundassem alguns tópicos postos em evidência por estes últimos. Ao fazer o encerramento do evento, a advogada Su Jung Ko teceu uma retrospectiva das últimas três edições do Ciclo de Palestra Brasil – Coreia e divulgou entre os convidados as próximas atividades, a saber: um vídeo com entrevistas dos empreendedores e a 5ª edição do Ciclo de Palestras, que ocorrerá no segundo semestre; ela também convidou a todos que reforcem o apoio para que o projeto possa continuar, em prol das relações de empreendedorismo entre Brasil e Coreia. O evento teve o patocínio do BTG Pactual, Nakagawa Baptista & Baptista e apoio do IBREI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais), Assistencial Consulting, KOCHAM (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia), Eagle Capital, CELA/USP (Centro de Estudos

Legais Asiáticos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo), UNO Trading e parceria com Bom Dia News (jornal coreano no Brasil) e Fly Jabuti.

A organização do evento agradece de modo especial especial ao Grupo de Embaixadores do Ciclo de Palestras Brasil e Coreia 2019, Sergio Miyazaki, superintente do Itaú Cultural, Bruno Werneck, Sócio do Meyer Brown, Catia Stoyan, Sócia fundadora da SS Solar, Giácomo Paro, Sócio do Souto Correa & Cesa Lummertz & Amaral Advogados, Carlos Portugal Gouvêa, Sócio fundador da PG Law, Sung Won Kim, Diretor executivo do KEB Hana Brasil, Roberto Kanitz, Sócio fundador da UNO Trading, Leonardo Slhessarenko, Sócio fundador da KGN, Orlando Dalcin, Tax senior manager da PwC Brasil e Guilherme Carboni, Sócio do Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.

Registre-se, por fim, um agradecimento aos mentores do Ciclo, Yeon Ho Woo, Sócio da Eagle Capital e Pedro Schaffa, Sócio-fundador do SBAC Advogados e aos voluntários: Ho Jun Yang, Carlos Eduardo Bannwart Whately e Monica Kim.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ciclo de Palestras Brasil-Coreia