Simpósio debate como advogados podem contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das empresas

De 1994 para cá, um negócio que mede resultados observando apenas o lado econômico não é mais considerado completo. A partir daquele ano, quando o sociólogo britânico John Elkington criou o conceito do Triple Bottom Line (TBL), as companhias passaram a refletir também sobre os aspectos sociais e ambientais, aliados à lucratividade. Contribuir para o desenvolvimento da sociedade no seu entorno, além de ser ecologicamente sustentável, hoje são considerados requisitos fundamentais para o sucesso de uma empresa.

O modo como advogados internos e consultores jurídicos externos podem contribuir para agregar valor aoBottom Line das companhias, com maior produtividade e eficiência, será o tema do Simpósio de Mercados Globais 2013, que acontece em Plano, no Texas (EUA), dias 18 e 19 de junho. O evento contará com palestra do gaúcho Anderson Trautman Cardoso, sócio do escritório Souto Correa Advogados, que abordará o tema “Aprimorando a Produtividade e Eficiência em sua Jurisdição: a perspectiva de consultores jurídicos externos”. Cardoso traz na bagagem larga experiência como consultor jurídico externo de empresas de diversos setores, como tecnologia, petroquímica e de tabaco, além de ser vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e coordenador da Divisão Jurídica da entidade.

Entre os palestrantes também estará o vice-presidente jurídico mundial da Exxon Mobil Corporation – empresa líder na área de energia, com sede nos EUA –, Jack Balagia. O simpósio contará com a participação de representantes de mais de 25 países.

Sou assinante
Sou assinante