Banco Central lança consulta ao sistema de informações de créditos para garantidores de operações de crédito, entidades custodiantes, registradoras e depositárias de ativos financeiros
Nesta segunda-feira (02), o Banco Central do Brasil abriu consulta ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) para garantidores de operação de crédito, entidades custodiantes, registradoras e depositárias de ativos financeiros. Segundo o BC “a nova consulta é parte do birô de crédito do SCR e possibilitará que os garantidores de operações de crédito acompanhem o andamento das operações que estão garantindo e, em casos de necessidade de honra, confirmem os valores a serem cobertos”. O BC salienta que a iniciativa contribuirá para a redução de barreiras, agilidade em procedimentos, e ainda, aprimorará a gestão de riscos.
De acordo com o BC, tal medida permitirá que a existência e outras características de operações de crédito registradas a outros ativos sejam verificadas pelas entidades custodiantes, registradores e depositárias de ativos financeiros. Ressalta-se que a consulta informará os detalhes das operações de crédito, tais como a identificação do cliente, da operação, da modalidade, valor contratado, valores atualizados da carteira ativa e garantias vinculadas.
Vale lembrar que o Sistema de Informações de Créditos (SCR) é regulamentado pela Resolução CMN nº 5.037, de 29 de setembro de 2022, e que a iniciativa adotada facilitará as negociações e concessões de crédito no agronegócio, visto que a obtenção de informações concretas e consolidadas no setor ainda é um ponto consideravelmente burocrático.
Informações adicionais sobre a consulta podem ser obtidas na seção “Consulta ao SCR de Garantidores e Câmaras de Depósito, Registro, Compensação e Liquidação” da página do Banco Central do Brasil.
Fonte: Banco Central do Brasil e Valor Econômico.