Comissão de Valores Mobiliários atualiza o Volume 1 da sua cartilha de finanças sustentáveis
A Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) divulgou, no dia 08/01/2024, a versão atualizada do Volume 1 da sua série educacional de finanças sustentáveis, denominada Cartilha CVM Sustentável, com destaque para temas antes menos explorados e simplificação do material para facilitar o entendimento do investidor.
A prática de “greenwashing”, que já era abordada na Política de Finanças Sustentáveis da CVM desde janeiro de 2023, ganha um capítulo próprio. Conforme o documento, a mitigação do greenwashing é uma preocupação dos formuladores de políticas públicas e dos reguladores financeiros, risco que poderá ser mitigado pelo desenvolvimento de uma taxonomia sustentável oficial no Brasil, que está prevista para a divulgação até o fim de 2024.
A Cartilha, assim como o Plano de Ação da CVM para o Biênio 2023-2024, é um desdobramento da Política de Finanças Sustentáveis da comissão, possuindo como um de seus principais eixos a educação dos investidores para que o mercado financeiro possa ser direcionado para uma economia, de fato, mais verde. Este cenário enfatiza, cada vez mais, a importância da tomada de decisão informada entre os investidores.