IVAR: Novo índice de reajuste de aluguéis residenciais

IVAR: Novo índice de reajuste de aluguéis residenciais

A partir do dia 11 de janeiro de 2022, o mercado imobiliário contará com um novo indicador para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no Brasil. Ele se denominará “IVAR – Índice de Variação de Aluguéis Residenciais” e foi lançado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

O IVAR será calculado através da coleta de dados de contratos assinados no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Belo Horizonte/MG e será obtido via empresas administradoras de imóveis. Sua divulgação será mensal e refletirá o melhor cenário de oferta e demanda do mercado de locação residencial, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Cabe destacar que locadores e locatários não serão obrigados a utilizar o IVAR como indicador de reajuste nos contratos de locação a serem firmados. Ele apenas é mais uma opção entre os diversos indicadores existentes, cabendo às partes a escolha daquele que melhor refletir o reajuste no período do contrato.

Este material se trata de um texto meramente informativo, não devendo ser considerado como opinião legal ou consulta jurídica.

O Souto Correa fica à disposição para assessoria nos temas decorrentes da presente informação.

Sou assinante
Sou assinante