Advogada coordena Comitê de Diversidade para qualificar equipe e poder de decisão em escritório de advocacia

Raquel Stein
Portal Felipe Vieira
04/12/2017

Poucas empresas do meio jurídico abraçam a ideia de evitar percepções tendenciosas na hora da seleção e retenção de talentos, especialmente em relação à identidade de gênero, orientação sexual e raça. O escritório Souto Correa, que tem atuação nacional, acaba de criar um comitê, que reunirá RH, gestores e coordenadores de área, para reduzir a incidência de vieses inconscientes – o mesmo que um banco de dados pessoal que permite às pessoas formar uma visão a respeito de tudo ao redor em seu ambiente de interação, ou seja, um processo inconsciente e altamente tendencioso. “A diversidade incrementa e qualifica o poder de decisão dentro das empresas. Sem ela, a tomada de decisão é pobre”, afirma a coordenadora do Comitê, advogada Raquel Stein. Segundo ela, o foco do escritório é tornar a equipe mais criativa, inovadora e transparente, preceitos da boa governança, sempre privilegiando a meritocracia nos processos de seleção.

A criação do comitê foi oficializada em outubro/2017 e conta com a participação de outros dois membros do escritório com unidades no Rio, São Paulo, Distrito Federal e Porto Alegre, Fernanda Girardi e Henrique Marques. O trabalho do comitê vai levantar dados internos do escritório sobre o tema, buscar ferramentas para lidar vieses inconscientes nos processos de contratação, promoção e avaliação, além de promover ações proativas para aumentar a diversidade na banca de advogados.

Com o RH, gestores e coordenadores de área nas quatro unidades do país, o comitê vai, num primeiro momento, instrumentalizar a adoção de dados de seleção e retenção e outras fontes disponíveis para serem trabalhados com CEOs, gestores e coordenadores. “Existem mecanismos que ajudam a lidar com o viés inconsciente e vamos atuar em conjunto permanente no treinamento para a identificação desses estereótipos”, afirma Raquel. Com essa iniciativa, o Souto Correa Advogados busca selecionar pessoas certas, acolher e respeitar as diferenças, permitindo que cada um atinja seu potencial em prol do escritório.

Sou assinante
Sou assinante