Conheça nossos novos sócios: Mariana Guenka e Tiago Figueiró

No final de setembro, Souto Correa fez dois novos sócios. Tiago Figueiró, ex-Vice-Presidente de Energia Renovável e Transição Energética na Brookfield Asset Management, juntou-se ao escritório para liderar o time de Energia e impulsionar a área de Fusões e Aquisições (M&A). Mariana Guenka assume as áreas de Mercado de Capitais e a recém-lançada área de Banking & Fintechs. 

Tiago tem sólido conhecimento em assuntos regulatórios e transacionais da área de Energia, com grande experiência, tanto em empresas quanto em escritórios de advocacia, para dar suporte jurídico a investimentos em energias renováveis e transição energética. Ele também passou um período como advogado estrangeiro no escritório White & Case, em Nova York, colaborando com o time de Project Finance

A experiência profissional do novo sócio inclui a participação em transações complexas do setor de Energia, incluindo a assessoria à Norsk Hydro’s Alunorte em duas joint ventures para autogerar energia: uma com Hydro REIN, Equinor e Scatec, e outra com Hydro REIN e Macquarie, ambas em 2022. 

De acordo com Tiago, “após uma atuação intensa e frutífera de um ano e meio na Brookfield, tomei a decisão de retornar a escritório de advocacia. Estou muito contente por ter encontrado em Souto Correa um escritório que possui os recursos e desafios que eu estava procurando. É uma organização vibrante, com forte governança que, embora muito jovem, desenvolveu uma cultura robusta e se estabeleceu rapidamente como uma presença admirável no cenário nacional.” 

O sócio-fundador Carlos Souto acrescenta: “Recentemente, tive a oportunidade de trabalhar novamente de perto com Tiago em duas transações importantes em que ele liderou o time de energia da Brookfield. E, não surpreendentemente, fiquei encantado em vê-lo em ação. É maravilhoso tê-lo conosco”. 

Souto Correa também reforçou sua área de Mercado de Capitais, bem como sua nova prática de Banking & Fintechs, promovendo Mariana Guenka à sociedade. Ela trabalhou em escritórios de advocacia como Lefosse, TozziniFreire e como in-house no Voiter Bank. Ao longo dos anos, Mariana assessorou clientes brasileiros e estrangeiros em emissão de dívidas, transações de financiamento e assuntos regulatórios bancários. Exemplos recentes foram a restruturação da dívida de R$ 350 milhões da Tok Stok com um pool de bancos e a assessoria ao FIDD na venda do FIDD Group para o TMF Group. 

Atualmente, Souto Correa conta com mais de 10 profissionais dedicados a Mercado de Capitais e Banking & Fintechs. De acordo com Guilherme Rizzo Amaral, CEO do escritório, “temos a sorte de ser um dos poucos escritórios brasileiros que possuem equipes bem estruturadas com expertise nessas áreas de prática”, e Mariana “traz consigo a experiência de quem conhece os desafios dessas áreas sob diferentes perspectivas”. 

“Estou entusiasmada por fazer parte do time Souto Correa e confiante de que, juntos, alcançaremos grandes conquistas, fortalecendo as práticas nos setores de Mercado de Capitais e Banking”, afirma Mariana . 

A decisão de Souto Correa de fortalecer suas práticas de M&A, Energia e Mercado de Capitais vem após o governo brasileiro anunciar, em agosto, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – um plano de investimento de fundos públicos e privados em infraestrutura de US$ 350 bilhões . “Acreditamos que esses investimentos podem exigir estruturas financeiras específicas e estamos absolutamente preparados para absorver a demanda de clientes nacionais e internacionais”, diz Guilherme. 

Já a nova prática de Banking & Fintechs da empresa vem em resposta à expansão do Brasil nesse setor. “Metade da população tem uma conta bancária nesse tipo de instituição. O mercado de Fintechs brasileiro está em consolidação e questões regulatórias serão uma tendência, já que o Banco Central está desenvolvendo novas regras para lidar com esse mercado disruptivo”, comenta o CEO. 

Para mais informações sobre Mariana e Tiago, acesse seus perfis em nosso site: 

https://www.soutocorrea.com.br/profissionais/tiago-figueiro/

https://www.soutocorrea.com.br/profissionais/mariana-amaral-guenka-leme/

Sou assinante
Sou assinante