Escritório de advocacia valoriza design brasileiro em projeto de interiores
Souto Correa aposta na geometria, contemporaneidade e equilíbrio estético em sua nova sede
Zero Hora
Em um dos endereços mais nobres da capital gaúcha, o Souto Correa Advogados conclui a obra de seu novo escritório. Para fugir da tradicional concepção de sala, divisória e corredor, a Felipe Pacheco Arquitetos, que assina o projeto, inverteu o jogo: a circulação no espaço é pelas fachadas com entrada da luz natural, permitindo aos integrantes do escritório e visitantes o contato direto com a paisagem, com vista 360 graus da cidade.
A sede ocupa um andar inteiro – quase 1.000m² – no recém-inaugurado Platinum Tower (Avenida Carlos Gomes, nº 700). Já na recepção, trabalhos de ilustres designers brasileiros, como a poltrona “Oscar” de Sérgio Rodrigues, os bancos “Mass” de Jader Almeida, as poltronas “Gávea” de Tadeu Paisan e “Diamante” de Flávio Borsato e Maurício Lamosa, e ainda as mesas “Bossa” de Simone Giovanella provocam um efeito surpreendente, em combinação com o piso de chapas hexagonais de basalto tear – que lembra muito o acabamento do concreto.
Como as medidas são extensas, a equipe de arquitetos buscou um equilíbrio estético entre todos os espaços do escritório. A repetição de elementos e formas pode ser percebida em diferentes ambientes. Um dos pilares do projeto é a busca incessante pela ergonomia, de materiais e soluções rápidas e funcionais. O cuidado com os detalhes e com a geometria fica nítido no emprego de delicados negativos que substituem a utilização de molduras e rodapés ao longo do espaço. As mesas instaladas nas salas chamam a atenção pelo material. O acabamento em pedra sintética “Silestone” confere elegância e suavidade, criando um clima confortável e despojado às estações de trabalho.
São seis salas de reuniões multimídia com dimensões, formatos e propósitos distintos para atender às diferentes demandas. O projeto luminotécnico também ganhou atenção especial. Mantendo a proposta formal e funcional, o escritório apresenta sutis variações de acordo com a natureza de cada espaço.
A linguagem contemporânea e funcional do espaço está em sintonia direta com a marca e com a própria identidade de Souto Correa, escritório integrado por mais de 70 profissionais que têm a busca da excelência e a versatilidade como principais características.