Souto Correa se une ao Programa Incluir Direito do Cesa

Iniciativa é voltada a aumentar a participação dos negros e negras na advocacia empresarial

Souto Correa acaba de aderir formalmente ao Projeto Incluir Direito, iniciativa do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) voltada a aumentar a participação dos negros e negras na advocacia empresarial. Por meio desta parceria, o escritório oferecerá mentoria a estudantes de Direito que participam da ação.

Mas o que é o Projeto Incluir Direito? Criado em 2016 por membros do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social do Cesa, o programa tem um compromisso com a transformação e a promoção da justiça social, fornecendo desenvolvimento educacional e pessoal para que jovens negros e negras participem em condições de igualdade nos processos seletivos para ingressar nas sociedades de advogados.

Como funciona? Em parceria com universidades, o time do Incluir Direito formulou um projeto pedagógico no qual os alunos passam por aulas para desenvolver diversas habilidades, tais como postura profissional, estratégias para participar de processos seletivos, formas de lidar com situações complexas em ambientes competitivos, reforço de habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, cursos de língua estrangeira, além de reflexões sobre a desigualdade racial e a importância da diversidade para realização de uma sociedade mais igualitária e democrática. Ao final do projeto, os alunos se comprometem a participar de pelo menos três processos seletivos dos escritórios patrocinadores. O projeto é todo pensado para viabilizar a participação dos alunos nos processos seletivos em condições de igualdade.

O Incluir Direito já reúne importantes reconhecimentos como Prêmio de Iniciativa para a Diversidade, da publicação Latin Lawyer (2018);  Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Prefeitura de São Paulo (2021-2022); X Prêmio Dr. Benedicto Galvão, da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP (2021); além de estar entre os finalistas da 18ª edição do Prêmio Innovare (2021), na categoria advocacia.

De acordo com Patricia Alves, sócia responsável pelo Comitê de Diversidade do escritório, as alianças com movimentos como o Incluir Direito reforçam a atuação proativa de Souto Correa em ações concretas que promovem a inclusão e a pluralidade na advocacia. “Aumentar a pluralidade na advocacia é garantir que a Justiça seja cada vez mais abrangente e igualitária”, avalia.

Além do Incluir Direito, o escritório é parceiro de outras iniciativas como o Black Tax Matters, que busca inclusão de profissionais negras e negros nas áreas tributária e contábil, especialmente em posições de liderança, e o Pretos no Direito, plataforma de conexão entre estudantes e profissionais afrodescendentes e empresas. No campo do empoderamento feminino, Souto Correa participa de iniciativas de alcance local e global, como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), da ONU Mulheres e do Pacto Global.

Para saber mais, acesse http://www.cesa.org.br/projeto_incluir_direito.html

Sou assinante
Sou assinante