Análise e Concessão de Crédito no Agronegócio poderão ser facilitadas após acordo assinado entre o Banco Central e Bureaus de Crédito

Análise e Concessão de Crédito no Agronegócio poderão ser facilitadas após acordo assinado entre o Banco Central e Bureaus de Crédito

O Banco Central do Brasil e os Bureaus de Crédito – GBDs (Boa Vista Serviços S.A., Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – SPC Brasil, Gestora de Inteligência de Crédito S.A. – Quod, Serasa S.A. e TransUnion Brasil Sistemas em Informática Ltda) assinaram nesta segunda-feira (20/03), um convênio de compartilhamento de dados (Acordo de Cooperação Técnica – ATC), embasados na Resolução CMN nº 5.037, que versa sobre informações remetidas ao Banco Central do Brasil sobre operações de crédito.
 
O referido acordo prevê que os gestores de bancos de dados fornecerão ao Banco Central informações com periodicidade mensal e trimestral. As informações referentes a adimplementos relativas ao histórico de crédito enviado pelas fontes prestadoras de serviço serão fornecidas mensalmente, enquanto que o score dos clientes registrados em seus bancos de dados, será reportado trimestralmente. Já ao Banco Central caberá compartilhar, mensalmente, informações como: identificação do cliente, data do início de relacionamento deste com as instituições financeiras; contrato de crédito, com a modalidade da operação, o número do contrato, o valor contratado, a data de contratação e de vencimento; garantias oferecidas; saldo devedor a vencer e o saldo devedor total da operação, dentre outras informações.
 
Vale lembrar que, por conta da obrigatoriedade de registro das Cédulas de Produto Rural em entidades autorizadas, conforme previsto na Lei do Agro e regulamentado nas Resoluções CMN n° 4.870 de 27/11/2020 e BCB n° 52 de 16/12/2020, o acordo entre as entidades facilitará em muito as negociações das próximas safras, visto que um dos maiores gargalos na análise e concessão de crédito no agronegócio é a obtenção de informações consolidadas que auxiliem na tomada de decisão do setor de Crédito e Operações Estruturadas. Assim, com a troca de informações regulares e precisas acerca do adimplemento, score e endividamento dos produtores e produtoras rurais, teremos mais agilidade nas análises para mapeamento e gestão de risco na concessão do crédito no setor.
 
Fonte: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/668/noticia

Sou assinante
Sou assinante