Receita Federal apresenta, nesta quinta-feira (08), o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter)
Na próxima quinta-feira, 08 de dezembro, a Receita Federal apresentará, no intuito de identificar de forma única e georreferenciada do imóvel, o Sinter – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais, definido como um sistema de gestão pública de dados ambientais, cadastrais, fiscais, geoespaciais e jurídicos relativos aos imóveis urbanos e rurais com base em informações de entes federativos, notários, registradores, órgãos, entidades, concessionários e permissionários de serviços que envolvam dados de bens imóveis.
Qualquer pessoa terá acesso gratuito ao gráfico dos imóveis urbanos e rurais em mapa digital do território nacional. A nova identificação única e georreferenciada do imóvel deve melhorar o ambiente de negócios e a demanda por crédito imobiliário e agrícola.
O Sinter auxiliará os Municípios, Estados e União no planejamento de políticas públicas relacionadas à infraestrutura, segurança pública, terras indígenas, gestão fundiária e outras.
Os Municípios que aderirem ao Sinter terão livre acesso ao Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), conhecido como “CPF” do imóvel, ao cadastro de imóveis rurais do próprio município, à localização georreferenciada dos CNPJs, ao Cadastro Nacional de Obras (CNO) e às transações imobiliárias com imóveis realizadas no seu território.
Dessa forma, com os dados do Sinter, e em especial o CIB, todos os imóveis terão dados georreferenciados, permitindo que a população acesse as informações confiáveis sobre os imóveis urbanos e rurais, inclusive com a localização geográfica (no mapa), observadas as regras de proteção de dados pessoais e de sigilo previstas em lei.