Conselho de Manejo Florestal (FSC) aprova a certificação de florestas “novas”, impactanto o Setor Florestal
Responsável pela criação de um sistema independente de certificação florestal em âmbito internacional, o Conselho de Manejo Florestal (FSC, em inglês) aprovou em Assembleia Geral a possibilidade de que se possa pleitear certificações socioambiental para florestas plantadas a partir do ano de 1994.
Após 11 anos de negociação, a decisão tomada no último dia 14 de outubro alterou uma das principais diretrizes do sistema FSC, que impedia a concessão de certificações para florestas plantadas em áreas desmatadas após 1994, abrindo, dessa forma, o caminho para áreas convertidas em áreas com florestas plantadas entre os anos de 1994 e 2022.
Destaca-se que a medida não consiste em um incentivo ao desmatamento, na medida em que o FSC estabeleceu parâmetros rígidos a serem seguidos para que a certificação seja possível.
Hoje o Brasil possui mais de 10 milhões de hectares de florestas plantadas, sendo 5 milhões certificados pelo FSC.
A decisão tomada é um marco para o segmento florestal e para o desenvolvimento sustentável, atraindo o investimento estrangeiro e viabilizando que empresas do setor atualmente em expansão se beneficiem da certificação.
Para saber mais sobre as principais decisões que moldam o futuro do FSC e do manejo florestal responsável, acesse aqui o portal da Assembleia Geral FSC 2022.