Agências Reguladoras Federais criam uma Rede Integrada de suas Corregedorias (Corage), com atuação voltada à cooperação
No final do mês de março de 2023, 10 (dez) corregedorias setoriais de Agências Reguladoras Federais firmaram um Protocolo de Intenções para promover um intercâmbio de experiências, conhecimentos, informações e tecnologias, além da promoção de ações e atividades integradas.
O lema destacado no documento para criação da Corage é “conectando as agências”.
São integrantes da Corage:
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
- Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP);
- Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq);
- Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA);
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
- Agência Nacional de Mineração (ANM);
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O Protocolo de Intenções é um documento com 4 (quatro) páginas e possui 19 (dezenove) objetivos elencados. Dentre eles, destacamos:
- atividades de educação corporativa, nas modalidades presencial e à distância;
- possibilidade de participação dos servidores e colaboradores nos cursos e seminários, com liberação para ministrar palestras e aulas, ou de apenas participar de atividades;
- compartilhamento de conhecimentos, informações, tecnologias e ferramentas para troca de experiências e complementação das ações desenvolvidas;
- acesso mútuo aos manuais e normas técnicas correcionais;
- proposição de medidas que visem prevenir, inibir, reprimir e diminuir a prática das irregularidades e/ou faltas cometidas por servidores das Agências e por empresas privadas;
- atuação como instância de integridade pública nas Agências.
Ainda de acordo com o documento, serão realizadas reuniões trimestrais conforme cronograma previamente aprovado entre os membros, ou conforme convocação excepcional.
O Protocolo de Intenções é firmado a título gratuito entre as unidades, e a adesão ou desligamento poderá ser formalizada a qualquer tempo, por escrito e livre de ônus. A ressalva é para o desligamento, que deverá ser formalizado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
A criação da Corage é positiva na medida em quebusca maior proximidade entre as Agências para compartilhamento de conhecimentos, cursos e informações, visando estreitar o relacionamento e a padronização das atividades públicas, além de promover educação corporativa.
O compartilhamento das ferramentas é ainda mais positivo, considerando que a evolução digital é constante e que cada Agência possui sistemas internos diversos onde, através da troca de informações, podem se complementar para que haja maior otimização e avanço tecnológico e sistêmico no Brasil, além de incentivos normativos para regulamentação das tecnologias.
Confira a íntegra da notícia no site da Anvisa através deste link.
Nosso escritório possui atuação consultiva e contenciosa em matérias de Direito Público Geral e Regulatório, além de específica atuação nas áreas de Life Sciences & Healthcare, Energia, Telecom e Saneamento.