Profissionais

Rafael Francisco Alves

Rafael Francisco Alves

Experiência profissional

Rafael representa clientes em arbitragens domésticas e internacionais, mediações e negociações em disputas complexas envolvendo contratos de construção, operações de M&A, parcerias comerciais, direito imobiliário, direito bancário, petróleo e gás, energia, dentre outros. Foi Conselheiro Adjunto da Secretaria da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, em Paris. Professor da FGV DIREITO SP. 

Atua como árbitro e mediador, constando das listas de diversas câmaras brasileiras. 

Autor dos livros “A inadmissibilidade das medidas anti-arbitragem no direito brasileiro”, “Árbitro e Direito: o julgamento do mérito na Arbitragem” e “The Brazilian Arbitration Act: A Case Law Guide” (com André Abbud e Daniel Levy, Kluwer Wolters, 2019), dentre outras publicações nacionais e internacionais. 

 

Formação

  • Doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP/SP). 
  • LL.M. pela Universidade de Nova Iorque (NYU). 
  • Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP/SP). 
  • Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP/SP). 

 

Reconhecimentos

Destacado pelas publicações Chambers and Partners, LACCA Approved, Who’s Who Legal, The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia. 

 

Associações

  • Membro do Conselho Diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). 
  • Membro do Board of Directors do CPR. 
  • Membro do International Council for Commercial Arbitration (ICCA). 
  • Integra a lista de mediadores do Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), e de árbitros do CAM-CCBC, Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB), Câmara de Mediação e  Arbitragem ACIF (CMAA), Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE), Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP), Câmara de Mediação e Arbitragem da Italcam (CAMITAL), Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (CARB), Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) e Câmara de Arbitragem e Mediação de Santa Catarina (CAMESC). 

 

Reconhecimentos

Sou assinante
Sou assinante