Laura Ghitti
Laura Ghitti
Experiência profissional
Laura atua em arbitragens domésticas e internacionais, em casos comerciais e de investimento, como advogada, árbitra e secretária de tribunais arbitrais. Representou clientes nacionais e estrangeiros em disputas relacionadas a telecomunicações, concessões, questões pós M&A, contratos comerciais, investimentos imobiliários e proteção de dados.
Ainda, atuou como advogada nas maiores arbitragens societárias e contra a administração pública no Brasil. Atualmente, representa clientes em arbitragens em português, inglês e espanhol, com sede no Brasil e países da América Latina.
Trabalhou em escritórios em Paris (Dechert LLP, Linklaters) e Buenos Aires (Beretta Godoy). Foi estagiária da secretaria da corte de arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), em Paris.
Laura possui extensa experiência em disputas envolvendo a administração pública direta e indireta. Também representou clientes em procedimentos complexos de mediação.
Participa frequentemente como palestrante em eventos sobre arbitragem comercial, de investimentos e temas correlatos, no Brasil e no exterior.
Atuou em casos perante as principais câmaras de arbitragem no Brasil e exterior, como ICC, CAM-CCBC, CIESP/FIESP, CAM-B3, FGV, CAMARB, ARBITAC, LCIA, PCA e Centro de Análisis y Resolución de Conflictos PUCP (Lima, Peru). Também possui experiência com arbitragens ad-hoc conduzidas de acordo com o regulamento UNCITRAL.
Formação
- Université Panthéon-Assas (Paris, França): Master 2 Professionnel Droit International Économique. Conclusão em setembro de 2015, com honras;
- Université Panthéon-Assas (Paris, França): Diplôme supérieur d’Université de Droit International Privé. Conclusão em setembro de 2014, com honras;
- Centro Universitário Curitiba (Curitiba, Brasil): Bacharelado em direito. Conclusão em dezembro de 2012.
Publicações
- Laura Ghitti, Os Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos Brasileiros, in Transnational Dispute Management, Vol. 17, Número 2, fevereiro de 2020.
- Laura Ghitti, ‘Note: Menzies Middle East and Africa S.A. and Aviation Handling Services International Ltd. (Claimants) v. Republic of Senegal (Respondent), ICSID Case No. ARB/15/21, 5 August 2016’, in Revista Brasileira de Arbitragem, CBAr & IOB 2017, Volume XIV, nº 55.
- Laura Ghitti, La extensión de la cláusula de la nación más favorecida a los mecanismos de resolución de conflictos en tratados bilaterales de inversión, in Revista Ecuatoriana de Arbitraje, No. 7, 2015, pp. 121-159.
- Laura Ghitti, Mecanismos Pré-Arbitrais: De Quem é a Última Palavra?, in Revista Brasileira de Arbitragem, Comitê Brasileiro de Arbitragem CBAr & IOB 2014, Volume XI, n° 44, pp. 69 – 83.
- Laura Ghitti, Comentários ao Artigo 27 da Lei Brasileira de ArbitragemComentários ao Artigo 27 da Lei Brasileira de Arbitragem, Thomson Reuters · 1 de mai de 2023, p. 324.
- Laura Ghitti, A Proposta de Alteração da Lei Brasileira de Arbitragem – Q&A A Proposta de Alteração da Lei Brasileira de Arbitragem – Q&A, Arbitrandum · 1 de mai de 2023.
Atividades Adicionais
- Coordenadora do Grupo de Estudos de Arbitragem de Investimentos do Comitê Brasileiro de Arbitragem desde janeiro de 2019;
- Coordenadora do blog do Comitê Brasileiro de Arbitragem de abril de 2017 a dezembro de 2018.
- Membro do Conselho de administração da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ARBITAC).
- Membro da Rising Arbitrators Initiative (RAI).
- Membro da Asociación Latinoamericana de Arbitraje (ALARB).
- Revisora da Revista Brasileira de Arbitragem.
Reconhecimentos
Conteúdo relacionado
-
Client Alert
ANEEL Homologa nova convenção de arbitragem da CCEE
Na 4ª Reunião Pública Ordinária, realizada no último dia 14 de fevereiro, a Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou a nova Convenção de Arbitragem da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
02/03/2023
-
Notícia
Reforço no time de arbitragem de Souto Correa
Laura tem mais de 10 anos de experiência em arbitragem comercial e resolução de conflitos. A advogada passou por grandes bancas nacionais e internacionais, tendo atuado em Paris e em Buenos Aires. Além da trajetória em escritórios, ela também atua em entidades arbitrais como o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), onde coordena o Grupo de Estudos de Arbitragem de Investimentos desde 2019.
25/01/2023