Administrativo e Regulatório – Portos e Transporte Aquaviário – Edição 11

Administrativo e Regulatório – Portos e Transporte Aquaviário – Edição 11

Assuntos de Destaque – Notícias de Fevereiro

01/02/2023
Avaliação de serviços da ANTAQ

A Agência deu início ao segundo ciclo de enquetes para a realização das avaliações dos serviços diretamente oferecidos, as contribuições estão abertas até 15/03/2022 na plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

A ação visa obter sugestões de melhoria e proposições de ideias para a Carta de Serviços da ANTAQ, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pela administração pública.

Para responder a enquete, disponível a qualquer cidadão, basta se cadastrar como Conselheiro clicando aqui.

Saiba mais [+]

03/02/2023
Mais segurança nos Portos de Santos e São Sebastião

Entrou em funcionamento, o novo aplicativo desenvolvido para comunicação de acidentes e incidentes nos terminais localizados nos complexos portuários de Santos e São Sebastião, a ferramenta visa agilizar a comunicação interna entre as autoridades e os terminais no momento das ocorrências.

Além disso, será possível acompanhar os registros e classificar as ocorrências de acordo com a gravidade, quantitativo de vítimas e resumo do ocorrido, através da inserção de imagens.

Saiba mais [+]

17/02/2023
Painel de Análise de Impacto Regulatório

A ANTAQ disponibilizou seu novo painel de AIR, com vistas a oferecer para a sociedade o balanço de análises de normas realizadas pela Agência. O painel permite acesso aos números de notas técnicas, relatórios e normativos consolidados pela ANTAQ desde 2016.

O painel objetiva concentrar todos os dados relacionados às análises em um só lugar. Para acesso, clique aqui.

Saiba mais [+]

24/02/2023
Crescem números de Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) e instalações portuárias 

A ANTAQ divulgou, através dos dados do Painel de Autorizações de Navegação, o crescimento no número de EBNs outorgadas.  A informação demonstra aumento de 0,4% com relação ao ano de 2021.

No ano de 2022, 49 novas empresas foram autorizadas a operar, a maioria delas voltadas a navegação interior, além disso, as empresas de navegação de apoio portuário também registram um crescimento de 27% em relação ao ano passado.

O aumento no número de EBNs acompanha o crescimento de movimentação de carga no país, com uma média de 1,2 milhões de toneladas anuais nos últimos dois anos.

Saiba mais [+]


Normas – Notícias de Fevereiro

16/02/2023
ANTAQ institui Equipe Permanente de Suporte Administrativo

Através da Resolução ANTAQ nº 93/2023, a Agência instituiu a Equipe Permanente de Suporte Administrativo – EPSA, vinculada à Superintendência de Administração e Finanças – SAF, a fim de auxiliar administrativamente as Unidades Descentralizadas – UDs.

Saiba mais [+]

23/02/2023
ANTAQ institui novas regras para CPLA

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ publicou no Diário Oficial da União, a Resolução ANTAQ n° 94/2023, que institui a Comissão Permanente de Licitação de Concessões e Arrendamentos Portuários – CPLA, dispõe sobre o rito administrativo desses processos na Agência e altera o Regimento Interno para sistematizar competências das áreas técnicas envolvidas e disciplinar a esfera de atuação da Assessoria Especial de Concessões – AEC.

Para conferir mais informações sobre as alterações, clique aqui.

Saiba mais [+]


Leilões e Avisos de Leilão

Leilão nº 02/2022 – Área PAR09

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) tornou público que realizará leilão para arrendamento da área PAR09, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, localizada no Porto de Paranaguá/PR. O leilão ocorrerá na sede da B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo/SP no dia 24 de fevereiro de 2023 às 14h.

Os requisitos para participação estão definidos no edital do leilão, para acessá-lo clique aqui.

Saiba mais [+]

Leilão nº 03/2022 – Área PAR50

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) tornou público que realizará leilão para arrendamento da área PAR50, destinada à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, localizada no Porto de Paranaguá/PR. O leilão ocorrerá na sede da B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo/SP no dia 24 de fevereiro de 2023 às 14h.

Os requisitos para participação estão definidos no edital do leilão, para acessá-lo clique aqui.

Saiba mais [+]

Sou assinante
Sou assinante