
Paulo Souto
Paulo Souto
Experiência profissional
Com quase 30 anos de experiência na área trabalhista, Paulo Roberto Souto atua na condução de processos judiciais e administrativos, conduzindo ações de alta complexidade e importância estratégica para os clientes.
Sua atuação envolve ainda a administração de fiscalizações, inquéritos civis e procedimentos investigatórios instaurados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Previdência (TEM).
Com larga experiência na administração de conflitos, Paulo Souto esteve à frente de casos paradigmáticos para o direito trabalhista brasileiro.
Cursou o programa de negociação para executivos na Universidade de Harvard e há mais de uma década administra negociações coletivas com sindicatos dos mais diversos segmentos.
Ao longo dos anos, conduziu a implementação de variados projetos junto aos clientes, como revisões de práticas e procedimentos de RH, desenvolvimento de políticas internas, contratos, sistemas de remuneração, implantação de procedimentos de compliance, além de atividades voltadas ao provisionamento de passivos.
Paulo é ainda membro da equipe multidisciplinar de ESG do escritório, assessorando clientes dos mais diversos setores especialmente em questões envolvendo temas de governança corporativa e aspectos sociais.
Formação
- Curso de negociação para executivos na Universidade de Harvard;
- Pós-graduação pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP);
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – 1993.
Atividades Adicionais
- Membro da Câmara de Comércio Americana (AMCHAM/RS);
- Membro da Câmara Brasil-Alemanha (AHK);
- Membro da International Bar Association (IBA);
- Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (SATERGS).
Reconhecimentos




Conteúdo relacionado
-
Client Alert
Sancionada a lei que reforça a equidade de remuneração entre homens e mulheres
04/07/2023
-
Client Alert
Lei cria obrigação de registro sobre raça e etnia em documentos trabalhistas
28/04/2023
-
Client Alert
STF forma maioria para julgar constitucional a cobrança de contribuição assistencial a empregados não filiados aos Sindicatos
28/04/2023