
João Tagliari
João Tagliari
Experiência profissional
João Tagliari atua na área de resolução de conflitos, em âmbito judicial e extrajudicial, incluindo ações judiciais de alta complexidade, ações civis públicas, processos administrativos e arbitragens. Atua também nas áreas de Consumidor e Product Liability e de Proteção de Dados, assessorando clientes nacionais e multinacionais dos mais variados setores em demandas contenciosas e consultivas.
Formação
- Mestrando em Direito Processual Civil pela UFRGS (2022).
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2017.
Publicações
- TAGLIARI, João Paulo. Do logos à argumentação no processo civil. In: SCARPARO, Eduardo (Org.). Ensaios de retórica forense [livro eletrônico]: volume II. Porto Alegre: Fi, 2022;
- CANTALI, Rodrigo; TAGLIARI, João Paulo. Dano moral coletivo: o interesse violado e o STJ. Conjur. 22.05.2022;
- CANTALI, Rodrigo; TAGLIARI, João Paulo. Modificação dos ônus probatórios em ações coletivas de consumo: análise do critério da hipossuficiência. Jota. 07.08.2021;
- FRIES, Diogo Squeff; TAGLIARI, João Paulo. STJ e locações via plataformas digitais. Migalhas. 06.11.2019.
Conteúdo relacionado
-
News
[News] Proteção de Dados
13/06/2023
-
Client Alert
Declarados Inconstitucionais Dispositivos do CDC-SP
Em sessão de julgamento realizada em 15/03/2023, o órgão especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por maioria de votos, julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica, patrocinada pelo Souto Correa Advogados (nº 260724-88.2019.8.26.0000), para declarar inconstitucionais uma série de dispositivos da Lei Municipal 17.109/2019, de São Paulo, intitulada de “Código Municipal de Defesa do Consumidor”.
27/03/2023
-
Client Alert
SENACON divulga Boletim de Reclamações de 2022 do Consumidor.gov
Foi divulgado o Boletim Consumidor.gov de 2022, que apresenta as informações relativas às reclamações recebidas na plataforma, a respeito dos setores de Viagens, Turismo e Hospedagem, Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão, Comércio Eletrônico, Operadoras de Telecomunicações, Transporte Aéreo, Seguros, Capitalização e Previdência, Operadoras de plano de Sáude e Administradoras de Benefícios, Empresas de Pagamento Eletrônico e Energia Elétrica, durante o ano de 2022.
24/03/2023