Penal Empresarial
A área atua em sintonia com as demais áreas de prática de Souto Correa Advogados, abordando questões criminais a partir de um viés verdadeiramente multidisciplinar, tanto nos âmbitos preventivo e consultivo como litigioso. Com atuação abrangendo todo o território nacional a partir de unidades de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, a área presta assessoria e acompanhamento de investigações criminais e ações penais no âmbito das justiças federal e estadual, abrangendo tanto pessoas jurídicas quanto físicas.
O envolvimento profundo em cada caso, aliado ao aprofundado conhecimento técnico dos profissionais integrantes da equipe, garante respostas rápidas e soluções eficientes em todas as etapas do processo, desde a fase investigatória até o encerramento definitivo da ação penal.
Além disso, o trabalho leva em consideração as especificidades de cada setor de atuação de nossos clientes, proporcionando uma assessoria jurídica de alta qualidade em áreas como:
Acordos com o Poder Público: assessoramento jurídico, avaliação de riscos e adoção de medidas alternativas em Acordos de Leniência, Colaboração Premiada, Acordos de Não Persecução Penal e Termos de Ajustamento de Conduta.
Assessoria jurídica às vítimas:
- Apresentação de notícia criminal às autoridades policiais ou Ministério Público;
- Ajuizamento de ações penais privadas;
- Atuação na assistência de acusação em ações penais em curso;
- Acompanhamento de inquéritos policiais.
Background check e due diligence em matéria criminal.
Compliance: assessoria jurídica para conformidade à Legislação Anticorrupção, à Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT) e a outras leis e normas com impacto criminal.
Representação em processos judiciais e administrativos: representação de acusados e vítimas em todas as fases da investigação e perante todas as instâncias judiciais; representação de acusados perante órgãos sancionadores, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e CRSFN (Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
Gestão de crise: avaliação de riscos e de providências cabíveis a partir da detecção de fraudes, atos de corrupção, infrações trabalhistas, incidentes de segurança da informação, crimes cibernéticos, dentre outras.
Incidentes de segurança da informação: assessoria multidisciplinar; avaliação de riscos; adoção de medidas criminais.
Investigação criminal: assessoria jurídica e acompanhamento de inquéritos policiais e procedimentos investigatórios.
Risk Assessment: avaliação de riscos criminais em investimentos, com larga experiência no setor de energia, criptoativos, mercado financeiro, dentre outros setores do mercado.
Investigações corporativas:
- planejamento, condução e/ou suporte para apuração de irregularidades internas e responsabilização disciplinar e judicial;
- assessoramento de clientes estrangeiros na condução das etapas brasileiras de investigações internas eventualmente iniciadas no exterior;
- elaboração ou revisão de relatórios conclusivos, acompanhados de pareceres técnico-jurídicos sobre as penalidades eventualmente cabíveis aos agentes nas esferas civil, trabalhista, penal e administrativa.
Pareceres jurídicos em matéria criminal.
Treinamentos in company para prevenção de ilícitos.
Dentre as principais áreas de especialidade da área, destacamos:
- Cartéis e práticas anticompetitivas;
- Lavagem de dinheiro;
- Crimes cibernéticos, de corrupção, licitatórios, contra a ordem tributária, contra a ordem econômica, contra a ordem de consumo, contra o sistema financeiro, contra a administração pública, contra a honra, falimentares e societários, ambientais, contra a propriedade industrial e intelectual.
Conteúdo relacionado
-
Client Alert
01/08/2024
GAFI/FATF divulga “Lista Cinza” de países
-
News
24/06/2024
Newsletter Compliance e Penal Empresarial
Os destaques dessa edição são: o lançamento do programa Selo Verde Brasil para certificação sustentável, o programa “Pacto Brasil pela Integridade Privada” e o debate do STF sobre a regulamentação de softwares espiões em investigações.
-
News
21/05/2024
Compliance e Penal Empresarial